sábado, 27 de novembro de 2010

DICAS DE VIAGENS

10 dicas para viajar

sem gastar muito!


Cofrinho de porquinho na praia

Quem disse que para viajar é preciso ter sempre o bolso cheio?  E também não é preciso fazer nenhuma loucura para gastar pouco numa viagem. Eu nunca tive coragem de colocar uma mochila nas costas, pegar carona e dormir em qualquer lugar, admiro quem faz isso, mas essa não é para mim.
Se você pensa como eu, estas são as minhas dicas para você conhecer novos lugares e gastar o mínimo possível para não ficar no vermelho.

1 – Viagens curtas


Cartão de embarque da Oceanic Airlines

Passar mais de três dias em uma cidade pode encarecer bastante a viagem, prefira viajar em um fim de semana. A estada não será muito longa, porém é possível conhecer alguns dos principais pontos turísticos da cidade. Eu fiz isso no Rio e não me arrependi – passei pouco tempo na cidade, mas conheci tudo o que queria.

2 – Passagens áreas baratas

Nunca dá para saber quando vai acontecer uma promoção de passagens, por isso faça a sua compra antecipadamente e quando digo antecipadamente é bem cedo mesmo. No mínimo uns dois meses antes, assim você pode conseguir descontos de até 70%.
Caso aconteça uma promoção e a passagem fique mais barata do que você comprou, faça o seguinte: solicite o cancelamento do trecho e compre pela a promoção utilizando o valor que fica em crédito na sua reserva. Verifique antes qual é a taxa de cancelamento – se mesmo assim ficar mais barato, faça a troca.

3 – Amigos


Viagem com amigos - mulher sorrindo no barco

Viajar com os amigos é muito bom, além de reduzir bastante o custo da viagem.  Dividir a diária do hotel, do táxi e das refeições pode deixar sua viagem até 30% mais barata!

4 – Compras coletivas

Essa é a nova moda da internet. Comprando coletivamente, você pode pagar um preço abaixo do mercado em ingressos para o teatro, cinema e também em restaurantes. Funciona assim: você dá um lance e se essa compra alcançar um certo número de pessoas, vocês ganham um ticket que depois será apresentado no local. Há vários sites de compras coletivas, portanto procure um que tenha ofertas na cidade para onde pretende ir.

5 – Hotéis low cost

O conforto não é o mesmo, já o preço… Os hotéis low-cost ou super-econômicos são ótimos para quem está mais a fim de conhecer novos lugares que ficar no hotel. Eles oferecem o básico, ou seja, cama, banheiro e chuveiro, que para um viajante aventureiro já é o suficiente.
Aqui no nosso site você também encontra diversos hotéis em promoção. Se a intenção não é ficar num hotel econômico, lá também é possível encontrar outros hotéis com um preço bem em conta.

6 – Lanches


Compras de mercado para o lanche no quarto do hotel

Caso bata a fome no meio de um passeio, opte por comprar seu lanche nos supermercados. O preço é menor e não há perigo de ninguém aumentar o preço por você ser turista. O mesmo vale para quando for à praia: ao invés de comprar água por ali, leve uma garrafinha. Não custa nada ser um pouco farofeira nessas horas.

7 – Baixa temporada

Essa dica todo mundo já sabe: viajar na baixa temporada ajuda muito o seu orçamento, mas pena que no fim do ano isso é quase impossível de se conseguir. Por isso, ao invés de ir para aquele lugar que todo mundo planeja ir, procure cidades pequenas que nem sempre são o destino daqueles que pretendem passar as férias no litoral, por exemplo.

8 – Cartão telefônico ou internet

Esse é um gasto que só reparo quando volto de viagem. Por causa do roaming acabamos gastando muito mais com o celular, portanto ao invés de usá-lo compre um cartão telefônico ou utilize a internet. Como há muitos lugares com acesso à internet de graça, a melhor opção é levar seu notebook e conversar com sua família e amigos por e-mail ou pelo skype.

9 – Transporte coletivo


Cartão metrô Nova York metrocard

Dependendo da cidade, sai mais em conta usar o transporte coletivo do que um táxi. Em São Paulo usei muito o metrô, porém só fiquei sabendo no fim da viagem que se comprasse o passe gastaria muito menos do que comprar um ticket para cada viagem.
Essa dica também é válida para a Europa, onde fica bem mais barato explorar os países e as cidades usando o passe para trem. E sempre opte pelos horários de menos movimento! Porque andar de metrô em São Paulo em um dia de semana às 8 horas da manhã só vai lhe estressar. Nesse caso, o melhor mesmo é o táxi.

10 – Atrações com entrada franca


Entrada grátis no museu

Dá para visitar várias atrações sem ter que pagar um centavo. Há muitos museus, monumentos e exposições onde não é preciso pagar entrada. Geralmente há sempre um dia na semana que em que a entrada é mais barata. Se a sua viagem é para o exterior, os estudantes podem fazer a carteira mundial e conseguir diversos descontos.
Algumas profissões também têm a sua carteira internacional (como professores e jornalistas) e conseguem entrar de graça em vários locais. Procure saber se a sua profissão também oferece a carteira internacional.
Se você não é estudante, sua ocupação não tem carteirinha e você tem menos de 26 anos, dá para fazer a International Youth Travel Card (IYTC). Ela também dá descontos e para tê-la basta apenas apresentar o seu passaporte, certificado de nascimento e identidade. Para saber mais informações, é só acessar o site: http://www.isic.org/student-card/iytc-itic.html

Essas são as minhas dicas! Se você tem mais alguma para compartilhar, escreva na nossa caixinha de comentários abaixo e boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário