sábado, 9 de abril de 2011

TURISMO RURAL


Tomar aguardente saída a instantes do alambique, comer frutas recém tiradas do pé e apreciar a vista verde e serena do campo. Quem já visitou um sítio sabe que uma...
 
Tomar aguardente saída a instantes do alambique, comer frutas recém tiradas do pé e apreciar a vista verde e serena do campo. Quem já visitou um sítio sabe que uma estadia num lugar assim é reconfortante. O turismo rural é o passeio ideal para quem quer fugir do roteiro praiano e das metrópoles. Apreciando uma rotina de vida pacata, sem pressa e simples, você ainda poderá conhecer a fabricação de queijos, vinhos e o melhor de tudo, saborear estas delícias feitas ali na sua frente. Visitar e aprender a história das fazendas do nosso país e explorar cidades que estão à margem das loucuras da modernidade é um ótimo jeito de ter uma viagem inesquecível.
 
Para te ajudar nesta empreitada, reunimos cinco cidades para você fazer o turismo rural. Aproveite para fazer as malas e embarcar em uma viagem pelo interior do Brasil!

 

1- Ribeirão Claro/Carlópolis – PR

O norte pioneiro do Paraná é conhecido por despontar como grande produtor de café. Após a geada negra que dizimou as plantações das fazendas que cultivavam este produto, as cidades acabaram se especializando no turismo.

Ribeirão Claro
A fazenda de 90 anos ainda preserva equipamentos e os casarões antigos

Na rota entre Ribeirão Claro e Carlópolis, é possível relembrar os tempos áureos da agricultura cafeicultora na Fazenda Monte Belo. Pagando 15 reais, para visitação você embarcará numa viagem
nostálgica, com explicações de um guia sobre todo o processo de cultivo do café e o modo vida rural. O café da manhã é incluído na taxa de visitação e tem todos os produtos colhidos na hora: as frutas dos pomares, o leite tirado da vaca e os simples e deliciosos bolos.
Nestas cidades você poderá aproveitar a estadia e conhecer a represa de Xavantes. A paisagem de águas claras e as ilhas são pequenas joias escondidas no interior do Paraná. A cascata do Gummy, a gruta da Água Virtuosa e o voo de asa delta e são outras opções excelentes para desfrutar. 

 

2- Serra Negra – SP

A 152 km da capital São Paulo e próximo de Águas de Lindóia, fica Serra Negra. Se no Paraná podemos apreciar o café, em Serra Negra as fazendas produtoras de queijo e destilados convidam para um passeio inebriante. O Sítio Bom Retiro produz vinhos, cachaças (branca, envelhecida, azul) rum e conhaque. Quem nunca viu o processo de produção vai ficar encantado com o modo como estas bebidas são feitas. Depois de conhecer o processo, você poderá apreciar o peculiar sabor dos destilados artesanais.

São Paulo
Serra Negra faz parte da Rota de Vinhos e Queijos

No Sítio Chapadão, produtor de queijos, você verá como o leite se transforma nos mais variados tipos de queijo. A degustação no final é o ponto alto da visita; é formidável ver como um produto feito na hora tem um gosto muito mais marcante.
A cidade de Serra Negra não se restringe somente às fazendas, tem muitos passeios interessantes como o trenzinho turístico que sai da praça, as fontes termais e o Cristo Redentor. Sim, não é só o Rio que tem este monumento, a de Serra Negra tem 18 metros de altura! 

 

3- Milho Verde – Minas Gerais

Milho Verde é uma cidadezinha tão charmosa que mesmo não tendo fazendas para serem visitadas, entrou na nossa lista. Entre Diamantina e Serro, Milho Verde parou no tempo e continua com suas estradas de terra e casas de madeira sem aqueles muros imensos que vemos nas grandes cidades. No chafariz do centro feito de pedras, algumas mulheres o utilizam para lavar roupa. É realmente um lugar onde a simplicidade parece gritante com as loucuras da cidade grande. Aqui as pessoas ainda convidam desconhecidos para conhecer a sua casa e os tratam como se fossem da família. As refeições nos restaurantes são baratas e feitas em fogão à lenha.

Minas Gerais
O cartão postal da cidade é a Capela de Nossa Senhora do Rosário

Os pontos turísticos desta cidade são a Serra dos Santos, um conjunto de pedras que lembram santos, as sete cachoeiras, a Caverna do Lajeado e o Pico do Cruzeiro Novo.
Milho Verde está a 350km de Belo Horizonte e a 52km de Diamantina.
 

4- Cotiporã – RS
 As vinícolas da Serra Gaúcha estão abertas para visitação na cidade de Cotiporã a 165 km de Porto Alegre. Os imigrantes italianos deixaram o seu rastro na arquitetura e costumes dos gaúchos desta cidade. Os sítios de Cotiporã têm por especialidade o cultivo da uva e os vinhos. Na zona rural, nas vinícolas Cantina Zardo e Lazarini você poderá degustar os maravilhosos vinhos aqui fabricados.

Rio Grande do Sul
A Igreja Matriz de Cotiporã

A Vinho Marson tem diferentes roteiros para degustação e visitas. As taxas de entrada são bem baixas, variando entre 3 e 15 reais.  Cotiporã faz parte da Rota Uva e Vinhos e por isso tem um sistema de turismo muito bom com passeios turísticos como cavalgada pelas propriedades rurais e construções históricas da cidade e trekking no vale do Arroio Vicente Rosa. 

 

5- Rio das Flores – RJ

As fazendas de Rio das Flores são históricas e provavelmente você já viu uma delas em alguma novela de época. Os luxuosos casarões dessas fazendas estão abertos para visitação e alguns oferecem o tradicional café da manhã ou jantares de luxo relembrando a era dos Barões. O mais gostoso destas visitas é experimentar os alimentos orgânicos, plantados na própria propriedade. A cidade tem um evento anual chamado Festival do Vale do Café e resgata músicas antigas de chorinho, samba e bossa nova. Rio das Flores fica na Baixada Fluminense a 164km da capital.

Rio de Janeiro
A Fazenda Paraíso é mais um dos casarões dos barões do café

Se interessou por conhecer algum desses lugares? A nossa caixinha de comentários está aberta para qualquer dúvida! Vale lembrar que na maioria das fazendas é preciso fazer um agendamento prévio. Se você já visitou uma dessas cidades, nos escreva também!

Fonte: MalaPronta.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário