sexta-feira, 7 de outubro de 2011

COSTA DO SOL

COSTA DO SOL: BÚZIOS E CABO FRIO

Essa região ao norte da capital carioca se caracteriza pelo sol, sal, mar e céu azul. As cidades que fazem parte da Costa do Sol oferecem praias, lagoas e dunas, cenário perfeito para a prática de esportes ou para quem só quer saber de descanso. Por ter uma paisagem rica, cercada por montanhas, águas azuis e uma variedade enorme de praias, a região é uma das mais movimentadas e visitadas também por turistas mineiros e capixabas que vão em busca das centenas de praias, lagoas e cenários belíssimos encontrados nesse paraíso do sol.

Búzios - Agitada Rua das Pedras

Quem vai escapar até Búzios de carro, pode escolher entre duas opções: ou pega-se a ponte Rio-Niterói e segue a BR-101, entrando depois na RJ-124 até alcançar a cidade, ou ao invés de pegar a RJ-124, siga a RJ-106 em direção à Macaé e logo depois de São Pedro da Aldeia chega-se ao destino. Pelos dois caminhos, você vai ter que percorrer uma média de 175 quilômetros para alcançar a cidade.

Para quem vai chegar de carro, uma surpresa, já na entrada da cidade, avista-se uma longa estrada, e em cada uma de suas curvas e caminhos íngremes, avista-se praias de rara beleza. Búzios é assim, cercada de opções praianas que vão de pequenas a extensas, escondidas ou de restinga, todas elas com areia muito branco e cor de água muito azul.

Depois de uma visita da atriz Brigitte Bardot à vila, nos anos 60, o Mundo se voltou para as belezas da região, o que auxiliou a transformar Búzios no point atual da juventude e da high society carioca.

A arquitetura da cidade é diferenciada e não apresenta grandes construções, principalmente onde se localizam os principais meios de hospedagem. A cidade oferece pousadas confortáveis e aconchegantes, privilegiadas pelo mar. Algumas das principais são a Pousada Colonna Park Othon Classic, a La Chimere, Aquarium, Pousada Armação de Búzios, a Casa do Catavento e para quem preferir o Residencial Tony´s Flat, localizado em Geribá.

Quando se fala em Búzios, logo se pensa em Rua das Pedras, uma rua antiga de pedras irregulares onde se movimentam as pessoas mais bonitas e animadas da região. Para quem quer ver e ser visto, basta uma volta pelas ruelas e pronto, você terá a sua frente os melhores restaurantes, danceterias e lojas de todos os tipos.

Búzios também se caracteriza por sua agitada vida noturna e as principais danceterias da capital carioca montaram filiais na cidade e durante o verão, apesar das várias opções, são tão procuradas que ficam com fila na porta.

Apesar de tudo isso, é na sua brisa de final de tarde e no sol que insiste em brilhar o ano inteiro trazendo calor, unidos à cordialidade da acolhida ao visitante que faz Búzios ser o sucesso que é.

Cabo Frio - Cidade das Dunas

Viajar rumo a Cabo Frio, a 150 quilômetros da capital, não é difícil e assim como todas as outras cidades, oferece duas rotas diferentes: você pode pegar a ponte Rio-Niterói, seguir pela BR-101 e depois entrar na Rodovia Rio Bonito-Araruama, devidamente sinalizada. Se preferir, pegue a Rodovia Amaral Peixoto até São Pedro da Aldeia, seguindo depois pela RJ-140 que vai terminar também em Cabo Frio.

A cidade é uma das mais desenvolvidas da Costa do Sol, assim, sempre tem boa visitação. Os turistas vão em busca de suas famosas praias oceânicas e de suas dunas de areia muito brancas que lembram as nordestinas. Seu cartão postal é o famoso Forte de São Mateus, construído em 1650 na movimentada Praia do Forte. Se você for a Cabo Frio, com certeza você terá que visitar o forte e desfilar por sua praia, o visual é muito agradável e os turistas vem de todos os lugares, motivo de sobra para se fazer novos amigos.

Prepare-se para encontrar uma infinidade de hotéis com infra-estrutura completa para os visitantes, o Hotel Acapulco e a Pousada Othon Sítio do Portinho são exemplos disso. Além de variados restaurantes, a cidade também tem uma programação cultural intensa, assim, sempre está muito movimentada e com alguma feira, exposição ou um evento acontecendo.

Indo a Cabo Frio, você vai notar a jovialidade da cidade, e se você for animado, não deixe de fazer um passeio em uma das Banana Boat que ficam espalhadas pelas praia do Forte e do Peró. Separe também uma tarde para caminhar sobre as dunas, só assim você vai sentir o que Cabo Frio reserva que em nenhuma outra cidade do Estado você vai encontrar.

Fique Ligado:

* Evite viajar a noite, por mais que você queira aproveitar mais o final de semana. Qualquer eventualidade no carro durante a madrugada fica mais difícil de ser resolvida. Além disso, as estradas ficam lotadas e em alta temporada o engarrafamento é quase certo.

* Nunca ignore as placas indicando que há fiscalização por radar, elas estão espalhadas por todo o trajeto e funcionam a pleno vapor.

* As estradas da viagem não devem ser vistas apenas como o caminho de acesso às cidades. A maioria delas tem paisagens muito ricas, o que as transformam em uma atração à parte por seu visual. 

Um comentário:

  1. VAMOS CONHECER PESSOAS QUE FAZEM A DIFERENÇA NA CIDADE DE CABO FRIO?
    MAIS DETALHES NO LINK ABAIXO:
    LINK: http://nevesalvaro.blogspot.com.br/…/vamos-conhecer-persona…

    ResponderExcluir