sábado, 7 de maio de 2011

FESTIVAL DO ORA-PRO-NOBIS


Criado em 1997, o Festival do Ora-Pro-Nobis reúne milhares de turistas em Sabará/MG, principalmente no bairro Pompéu, onde nasceu e mantém sua raiz. Com atrações culturais diversas, durante dois fins de semana, Sabará promove um dos mais importantes eventos gastronômicos de Minas Gerais. Oficinas técnicas são ministradas para melhorar a produção da planta e o atendimento ao público, além de oficinas em que seus participantes poderão acompanhar a confecção e degustar saborosas receitas que empregam o Ora-pro-nobis como ingrediente.

Participar do Festival do Ora-Pro-Nobis é conhecer o que há de diferente na cozinha. É passar pela cozinha do fogão à lenha até chegar à gastronomia elitizada. E, durante o festival, em diversos bares e restaurantes da cidade, são oferecidos, por exemplo, o angu com costelinha e ora-pro-nobis, pastel de ora-pro-nobis, sorvete de ora-pro-nobis, etc.
Centro Histórico da cidade de Sabará/MG
 Ora-Pro-Nobis – Pereskia aculeata, do latim “rogai por nós“, é uma cactácea trepadeira com folhas suculentas e comestíveis, cuja forma lembra a ponta de uma lança. Tem espinhos e pode ser usada em cercas-vivas, se desenvolvendo bem tanto na sombra como no sol. É um vegetal rico em nutrientes. Possui proteínas, sendo por isso conhecida como “carne dos pobres”, vitaminas A, B e C, ferro, cálcio e fósforo. Apesar de ser encontrada em diversos estados do Brasil, em algumas localidades atingiu o status de ingrediente culinário, onde é refogada com vários tipos de carnes e é utilizada em ensopados. Em Sabará, também teria surgido a lenda que o nome foi criado por pessoas que colhiam a planta no quintal de um padre, enquanto ele rezava: Ora pro nobis. Falam ainda, que as folhas devem sempre ser doadas e não vendidas.

FRANGO CAIPIRA COM ORA-PRO-NOBIS
A ampliação do calendário do Festival do Ora-Pro-Nobis, que acontecerá de 14 a 22 de maio, tem como objetivo facilitar a visita dos turistas ao pequeno e aconchegante bairro Pompéu, fazendo com que todos possam usufruir dos serviços oferecidos com mais rapidez e eficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário