Destino preferido dos cariocas quando chega o inverno, Petrópolis (Petrus=Pedro Pólis=cidade) combina o charme das construções do período imperial com o friozinho da serra e a infra-estrutura de qualidade - há hotéis confortáveis, bons restaurantes e comércio variado. A natureza exuberante também se faz presente através do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, repleto de trilhas, cachoeiras e mirantes naturais. A apenas 65 quilômetros da Cidade Maravilhosa, Petrópolis conserva muitas das construções da época em que Dom Pedro II passava longas temporadas no agradável destino. Muitos centros culturais funcionam em antigos palacetes e casarões do século XIX - é o caso do principal cartão-postal da cidade.
O Museu Imperial, erguido em 1845 para ser a residência de verão da família realpara curtir o Museu Imperial, cartão-postal de Petrópolis, vá sem pressa. Dos jardins - repletos de árvores e plantas de espécies diversas - aos salões, há muito para apreciar na antiga residência da família real. O passeio começa com o visitante recebendo um par de pantufas para circular pelo palácio neoclássico sem correr o risco de arranhar o piso imperial. Para melhor interagir com a rica coleção, alugue um guia eletrônico e siga pelos cômodos, como a sala de jantar, onde estão preservados a mobília de mogno, os copos de cristal, as louças e os talheres. Entre os espaços mais concorridos está o que guarda a principal peça do acervo: a coroa de D. Pedro II, com 639 brilhantes e 77 pérolas, obra do ourives Carlos Marin.
A sala abriga também o cetro de ouro criado para a coroação de D. Pedro I, em 1822. Para encerrar a imersão histórica em grande estilo, tome um chá completo no café e restaurante Petit Palais. Nas noites de quinta a sábado, o palácio é cenário para o espetáculo Som e Luz.
Para visitar outras atrações no Centro de Petrópolis, como a bela Catedral de São Pedro de Alcântara, inaugurada em 1925, a imponente construção gótica, foi inspirada nas catedrais francesas e alemãs, chama a atenção por dentro e por fora. Na fachada, exibe uma torre de 70 metros; enquanto no interior revela arcos e belos vitrais, além do Mausoléu Imperial com os restos mortais de D. Pedro II, imperatriz Teresa Cristina e Princesa Isabel.
Casas de personalidades como Santos Dumont, Rui Barbosa e princesa Isabel, vale apostar nos passeios de charrete - adaptados, os veículos ganharam ares de carruagens. Não deixe de conferir dois outros ícones da cidade: o Palácio de Cristal, com estrutura transparente sustentada por armações de metal chama a atenção em meio ao casario neoclássico do Centro Histórico. Inaugurado em 1884, o palácio veio da França e foi um presente do Conde D'Eu para a princesa Isabel; e o Palácio Quitandinha, construído em 1944 para abrigar o maior cassino-hotel da América do Sul, mas com a proibição no jogo do Brasil foi transformado em condomínio. A imponência e a suntuosidade, porém, continuam presentes nos salões abertos a visitação. As boas compras também fazem a fama da região. Na Rua Teresa, paraíso dos sacoleiros, há roupas, casacos e acessórios para todos os gostos e bolsos.
Informações Úteis
DDD: 24 Informações turísticas: Disque-Turismo 0800-024-1516
Centro de Moda e Serviços da Rua Teresa - R. Aureliano Coutinho, s/nº - Centro
Centro Histórico - Praça Expedicionários, s/n
Palácio de Cristal -R. Alfredo Pachá, s/n - Centro
Palácio Quitandinha - Avenida Ayrton Senna, s/n
Terminal Rodoviário Governador Leonel Brizola - BR 040 - Bingen - Tel: 2249-9858
Centro de Moda e Serviços da Rua Teresa - R. Aureliano Coutinho, s/nº - Centro
Centro Histórico - Praça Expedicionários, s/n
Palácio de Cristal -R. Alfredo Pachá, s/n - Centro
Palácio Quitandinha - Avenida Ayrton Senna, s/n
Terminal Rodoviário Governador Leonel Brizola - BR 040 - Bingen - Tel: 2249-9858
Nenhum comentário:
Postar um comentário