quinta-feira, 16 de junho de 2011

PARA QUEM QUER FUGIR DO FRIO???

 
Confira 05 Destinos no Brasil com Céu Limpo e Sol Forte no Inverno

O inverno deve ser forte este ano, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Separamos nessa matéria alguns destinos para quem quer escapar do frio. O Brasil guarda destinos com muito sol e tempo firme nesta época, com opções como praia, cachoeiras, rios e piscinas naturais.

Jalapão - Tocantins
Conhecido como o deserto brasileiro, o inóspito Jalapão tem temperatura média de 30ºC mesmo no inverno. Mas muito mais do que um lugar para fugir do frio e da chuva, o calorento destino oferece atrativos selvagens - com dunas, piscinas naturais, cachoeiras e falésias - espalhados por um território de pouco mais de 34 mil quilômetros quadrados. Para se aventurar por aqui é preciso disposição. As distâncias entre os pontos turísticos costumam ultrapassar os 50 quilômetros e facilmente chegam a 100 quilômetros, em trajetos por estradas de terra vermelha, areia fofa ou cascalho. Todo o percurso é feito sob um sol fervente, em um 4x4 que não para de sacolejar. Ainda bem que por aqui não falta água para refrescar do calor. Em meio a uma paisagem árida, com vegetação rasteira típica da savana africana, surgem fervedouros - poços de água borbulhantes -, piscinas naturais cristalinas, rios e corredeiras ideais para a prática do rafting e cachoeiras de todos os tamanhos.

Fortaleza – Ceará
Em boa parte do Nordeste, o tempo fica instável, com possibilidades de chuvas nesta época do ano. Ainda assim, no norte da região (Ceará, Piauí e Maranhão) o período já é de seca. Uma boa pedida para quem quer voltar bronzeado das férias de inverno é a agitada capital cearense. Com 34 quilômetros de litoral e muito sol, Fortaleza não oferece um único dia de monotonia ao visitante. As principais praias são ligadas por calçadões tomados por gente caminhando, andando de patins e skate, com ambulantes vendendo petiscos e água de coco.  A Praia do Futuro é a preferida dos turistas, com suas megabarracas sofisticadas. Mas longe da água e do mar, Fortaleza também ferve. A vida noturna da cidade é agitadíssima, com clubes e bares que tocam muito forró, mas também reggae, eletrônico, rock... A capital é também ponto de partida para explorar outros paraísos cearenses, como Morro Branco, Cumbuco, Canoa Quebrada e Lagoinha, que podem ser conhecidas em passeios de um dia inteiro. Com ou sem crianças, não deixe de ir também para o Beach Park, no município vizinho de Aquiraz.

Ilha do Marajó - Pará
A três horas de barco de Belém, cercada pelo Oceano Atlântico e pelos rios Amazonas e Tocantins, a Ilha do Marajó cativa os visitantes com sua beleza exótica. São praias desertas de água salobra, manadas de búfalos, igarapés, dunas, mangues e ainda o belo espetáculo da pororoca, o estrondoso encontro das águas do rio com o mar. Marajó também chama a atenção por suas dimensões: tem 250 mil habitantes, cerca de 50 mil quilômetros quadrados e mais de 3 mil ilhas e ilhotas. É o maior arquipélago fluviomarítimo do mundo. Ele é composto por 15 municípios, sendo Soure e Salvaterra os principais. Para conhecer este paraíso, a melhor época é na estação seca, de julho a dezembro. Com as chuvas, o acesso por muitas estradas fica difícil. Um motivo a mais para aquecer as suas férias neste inverno.

Lençóis Maranhenses – Maranhão
As dunas a perder de vista dão a sensação de estar em um deserto. Com algum esforço, escala-se morros de areia branquíssima, debaixo de um sol muito forte. No entanto, como miragens, surgem as lagoas de águas azuis para refrescar os visitantes. De junho a setembro, estas piscinas que se formam na areia atingem seu esplendor, cheias depois das chuvas do começo do primeiro semestre. Há muito para ver e para fazer por aqui. O Parque Nacional de Lençóis Maranhenses protege uma área de 155 mil hectares – sendo que cada hectare equivale a aproximadamente um campo de futebol - e abrange parte dos municípios de Santo Amaro, Primeira Cruz e Barreirinhas. Trilhas de um dia inteiro ou de três dias com acompanhamento de guias podem ser contratadas. Um dos mais procurados é o circuito da Lagoa Azul, que, na cheia, chega a 2,30 m de profundidade. A Lagoa do Peixe também merece uma visita. Como seu nome sugere, ali o visitante pode nadar com peixinhos.

Bonito – Mato Grosso do Sul
Com rios e lagoas de água-doce transparente, grutas, cachoeiras e mata atlântica preservada, Bonito faz valer o nome que recebeu. É um parque de diversão com atrativos naturais, onde cada passeio provoca uma sensação diferente.
Basta um mergulho nos rios cristalinos, repletos de peixes coloridos de todos os tipos e tamanhos, para perceber que é impossível ficar indiferente a este paraíso natural. No inverno, as águas estão bem geladas, mas o calor forte as torna refrescantes. As roupas de neoprene utilizadas no snorkel também aquecem o corpo. De maio a setembro, período da seca, o tempo é estável e as estradas estão em boas condições. Os campos mais secos, no entanto, dificultam o avistamento da fauna. Além da flutuação no Rio Sucuri, outros passeios bastante procurados são a belíssima Gruta do Lago Azul, com uma água de cor bem viva, e o Abismo Anhumas, onde os corajosos descem 72 metros de rapel. O preferido das famílias é o passeio de bote no Rio Formoso, que pode ser feito até por crianças pequenas.

Fonte de referência: turismo.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário