quarta-feira, 29 de junho de 2011

SÉRIE: RÉPLICAS DE PALÁCIOS DO SESC MINEIRO DE GRUSSAÍ

  PAGODE CHINÊS

A procedência da palavra pagode é incerta. Não se sabe sua origem. Fontes linguísticas conhecidas afirmam derivações divergentes.
A arquitetura dos pagodes, caracteriza-se por construções latas em forma de torres, é uma preferência popular. Sempre com níveis sobrepostos e múltiplos beiras, trazem também o sentido relioso, uma de suas funcionalidades.
Fala-se que é uma derivação de um momento funerário da Índia - stupa - onde se deposita a relíquia de pessoas sagradas, como a de Buda. Tanto o stupa como o pagode na China, há uma concepção do universo. No pagode os pilares centrais ligam o centro do planeta ao céu, os andares correlacionan-se com as montanhas eos anéis da torre com os vários céus dos deuses.
Mais houve pagodes que tinham outras funções: como a de supervisão militar e atalaias (vigias) por sua ajuda a navegação, pela altura e imponência.
Devido a sua altura, os pagodes costumam atrair muitos raios e os estalidos e luminosidade das cargas elétricas, durante as tempestades, alguns povos acreditam que eles possuem espiritualidade imanente.
O Sesc Mineiro de Grussaí construiu este pagode  em homenagem a China, com 03 pavimentos, 620 metros quadrados, em seu interior a história do Hinduísmo, religião predominante na China, sala com massoterapia e toda ambientação cultural própria do extremo oriente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário