sexta-feira, 8 de julho de 2011

ÁGORA - RÉPLICA NO SESC MINEIRO DE GRUSSAÍ

Ágora é a denominação de uma praça pública , nas antigas cidades da Grécia, formada pelas encruzilhadas das suas principais ruas, na qual se reunia a Assembléia dos Cidadãos, além de servir de local para culto ao fundador da cidade ou  a divindade protetora da sua população, servindo de picadéiro a realização de competições esportivas,e artístico-teatrais.
As Ágoras eram espaços onde os cidadão livres discutiam políticas, faziam negócios, ouviam Filosofia e aplaudiam os grandes oradores. Era a Tribuna Popular para a discussão dos destinos da comunidade.

Merece destaque a Ágora de Atenas, por ser esta a cidade-estado, era uma praça de colunatas, com templos para os 12 deuses gregos, tinha uma acústica que impresssionava. nela provalmente teriam sidos discutidos os famosos Teoremas de Pitágoras, Talles e Arquimedes; a Medicina de Hipócrates, a Filosofia de Sócrates, Platão e Aristóteles; dentre outros grandes sábios gregos, que souberam desbravar os limites da inteligência humana, desvendando os mistérios da vida humana.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário