quinta-feira, 28 de julho de 2011

A COSTA DO CACAU

 
A Costa do Cacau compreende a faixa litorânea que se estende por cerca de 180 quilômetros no litoral Sul da Bahia, entre os municípios de Ilhéus e Canavieiras. Área muito rica em opções de lazer e conhecida por ser um centro de turismo de negócios, belas praias, ecoturismo e pesca oceânica, a Costa do Cacau preserva verdadeiros santuários ecológicos tropicais.

São dezenas de quilômetros de praias, com densos coqueirais, que se aliam à variedade da vegetação, desde a Mata Atlântica nativa a grandes áreas de manguezal e belíssimas fazendas de cacau.


As cidades de Ilhéus (dos coronéis e da Gabriela dos romances de Jorge Amado), Itabuna, Canavieiras, Itacaré, Una, Santa Luzia, Camacã e Uruçuca proporcionam opções de turismo de lazer e praias, esportes náuticos, turismo rural (nas fazendas de cacau), turismo de eventos e de negócios, esportes radicais e ecológico. Uma cavalgada à beira-mar, um passeio de barco pelo delta de Ilhéus ou na barra do rio Pardo, uma estação de águas na Estância Hidromineral de Olivença, uma visita ao Projeto de Preservação do Bicho-Preguiça ou uma energização nas areias monazíticas de Canavieiras fazem parte dos muitos roteiros turísticos da região.


O turismo na Costa do Cacau desenvolve-se a passos largos, com investimentos de empresários nacionais e estrangeiros - especialmente suíços e franceses - e incentivos fiscais oferecidos pelas prefeituras municipais aos investidores. Nos últimos anos, a oferta de serviços e infra-estrutura de qualidade cresceu na proporção da demanda da alta estação turística - entre novembro e fevereiro. O carro-chefe da hotelaria é o hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, o maior resort da América do Sul, mas há opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos.


ATRATIVOS

Canavieiras, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Santa Luzia, Una e Uruçuca oferecem opções variadas aos visitantes. A abundância de praias inclui desde picos para a prática de surf e pontos de pesca a águas calmas e verdadeiros paraísos desertos.
As praias de Itacaré têm um cenário único na Bahia: a junção das serras, a vegetação da Mata Atlântica e o mar. Suas ondas estão entre as melhores para a prática do surfe, sendo preferidas pelos visitantes as praias de Tiririca, Concha, Engenhoca, Jeribucaçu, Havaizinho e da Costa. Cachoeiras radicais – como a do Cleandro, em Itacaré –, rios e corredeiras são um convite à prática de esportes de adrenalina e aventura, como rafting, rapel e canoagem.


O Rio de Contas é perfeito para a prática do rafting, completando o roteiro de aventura. Em Canavieiras, ponto de saída mais próximo para o pesqueiro Royal Charlotte, o destaque é a pesca do Marlin Azul, um dos peixes mais cobiçados na pesca esportiva. Em Ilhéus, o visitante pode encontrar, além das belas praias, ótimas para esportes náuticos, e completa infra-estrutura, o Teatro Municipal, a Catedral de São Sebastião, a Casa de Cultura Jorge Amado e o Bataclan, locais que contam um pouco da história do município. Belas lagoas, Áreas de Proteção Ambiental (APAs), grutas e paredões na rústica Santa Luzia, e os povoados primitivos, que vivem da pesca e do artesanato, completam o roteiro ecoturístico deste reduto encravado no sul da Bahia.

COMO CHEGAR

Via Terminal Rodoviário
As vias de acesso rodoviário estão entre as melhores do Estado. Ilhéus, o principal pólo de turismo receptivo da região, fica a 462 quilômetros de Salvador pela BR-101. A partir de Ilhéus, chega-se a Canavieiras, a 111 quilômetros na direção sul, através da BA-001, um dos trechos da Linha Verde.
Vias Aérea e Marítima
As companhias aéreas TAM e Gol têm vôos regulares para Ilhéus e, por mar, uma série de cruzeiros marítimos faz escala na cidade.


E aí, pessoal gostaram? Já curtiram pessoalmente alguma cidade da Costa do Cacau? Compartilhe conosco deixando seu comentário!

Um comentário:

  1. Antonio meu amigo aqui e seu amigo tonho por favor entre em contato comigo para falarmos sobre a excurção para porto seguro.Tel.99310033.Um abraço.

    ResponderExcluir