domingo, 27 de fevereiro de 2011

MELHOR IDADE

Destinos para a Terceira Idade


É cada vez maior o número de clientes da terceira idade nas agências de viagem. O crescimento é tão notável que este público ganhou até um programa específico do governo para incentivar as viagens, o Viaja Mais Melhor Idade. Afinal, conhecer o mundo não é uma maneira maravilhosa de aproveitar a vida?
 Pensando nisso, separamos três destinos brasileiros que estão entre os mais procurados pela terceira idade. Com muita beleza, história e tranquilidade, essas cidades têm tudo para proporcionar descanso e diversão, seja em viagens longas ou de poucos dias.

Tiradentes – Minas Gerais

Minas Gerais
As ruas de pedra características de Tiradentes

Tiradentes é uma das mais charmosas cidades históricas de Minas Gerais. Pequena, repleta de construções seculares muito bem conservadas, é o local ideal para passear, descansar e aprender mais sobre nossa história. Além da cidade, os turistas podem também conhecer as cachoeiras e belezas naturais da serra de São José, onde Tiradentes está localizada.
Por ser pequena, é possível conhecer a cidade toda a pé ou passeando de charrete. Entre os pontos de interesse está a Matriz de Santo Antônio, que teve sua fachada esculpida por Aleijadinho e possui o interior repleto de ouro, o que faz dela uma das igrejas mais ricas do país.

Minas Gerais
A Igreja Santo Antônio, repleta de ouro em seu interior

Outro passeio interessante é a Maria Fumaça que vai até São João del Rei. O passeio acontece nas sextas, finais de semana e feriados e dura cerca de 40 minutos. As estações do trem ficam bem próximas aos centros históricos de ambas as cidades, conveniente para quem vai passar pouco tempo em qualquer uma delas.
Em épocas específicas do ano também ocorrem eventos que vale a pena conferir. Entre os principais, estão a Mostra de Cinema, o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia e o Encontro de Motos Clássicas.

Águas de Lindóia – São Paulo

São Paulo
A entrada de Águas de Lindóia

A 180 km da capital São Paulo, a combinação da paisagem, da tranquilidade e das águas termais atrai especialmente os turistas da terceira idade. As fontes de águas minerais foram descobertas pelos mineiros ainda no século XIX, e suas propriedades curativas são famosas hoje no Brasil. Vários hotéis e resorts se instalaram no local e oferecem hoje aos turistas uma estrutura completa e muita diversão.
A cidade também está repleta de passeios para deixar a rotina de lado e viver bons momentos. São parques, passeios de charrete e trenzinho, pescaria, cavalgadas e parques, tudo em um cenário privilegiado, próximo à Serra da Mantiqueira.

São Paulo
Vista aérea da cidade; Águas de Lindóia possui várias opções de hospedagem

Aprecie também o artesanato da região nas feirinhas do Balneário Municipal e do Bosque Zequinha de Abreu. Entre os produtos estão peças de crochê e tricô, artigos feitos e pintados à mão, além de couros e bijuterias. Atenção especial também para a gastronomia da região, com influência de São Paulo, Minas Gerais e da cozinha europeia. Os hotéis de Águas de Lindóia oferecem refeições maravilhosas, com ingredientes típicos e fresquinhos, do café da manhã ao jantar.

Fortaleza – Ceará

Ceará
Vista da cidade de Fortaleza

Para quem prefere praia e sol, Fortaleza é o destino perfeito. Famosa entre brasileiros e estrangeiros, além das belas praias, a capital do Ceará ainda possui atrações históricas e opções de entretenimento o ano todo.
A cidade possui quatro praias urbanas. A Praia de Iracema é famosa pela vida noturna agitada, com restaurantes, bares e casas noturnas. A Praia do Meireles possui um calçadão, ideal para passeios e caminhadas, e uma feira de artesanato aberta todos os dias. Em Mocuripe você vai encontrar um mercado de peixe, onde os pescadores vendem frutos do mar fresquinhos; é dessa praia que partem os passeios de barco pela região. A Praia do Futuro é frequentada principalmente por banhistas e surfistas. Algumas das barracas na orla possuem estrutura para eventos maiores, como shows do tradicional forró.

Ceará
Vista do mar azul da praia urbana

As dunas em volta da cidade criam a perfeita paisagem cearense e nelas os turistas aproveitam passeios de bugue. Visite também o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e confira a programação de teatro, cinema e outros eventos culturais.

Ceará
O centro cultural Dragão do Mar

Outras dicas de passeio são o Theatro José de Alencar, com uma arquitetura belíssima, o Centro de Artesanato do Ceará, o Beach Park, maior parque aquático do país, e o Mercado Central, repleto de produtos típicos da região. Não deixe de experimentar também a culinária local; os restaurantes oferecem vários pratos deliciosos, como lagosta, baião de dois, receitas com carne de sol, frutas típicas do nordeste, entre outros.

E você, já visitou algum desses lugares e tem dicas de passeio? Deixe seu comentário!

2 comentários:

  1. Aqui você encontra informações relevantes sobre turismo na Serra do Caraça como: pousadas, restaurantes, passeios, lojas e entretenimentos na região, com recursos e conteúdo necessários para que você tenha uma viagem tranqüila e segura com sua família e amigos.

    www.serradocaraca.tur.br

    ResponderExcluir
  2. NO SITE WWW.LOJASGRATIS.COM.BR/HIPOFRALDAS ESTA VENDENDO 80 FRALDAS GERIATRICAS POR APENAS 100,00 E VOCE AINDA GANHA 15% DE DESCONTO. APROVEITE ESPALHE ESSA NOTÍCIA. E ELES NAO COBRAM FRETE.

    WWW.LOJASGRATIS.COM.BR/HIPOFRALDAS

    ResponderExcluir