quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

DESTINOS EXÓTICOS NO BRASIL

O Brasil é um país que guarda em seu território lugares inóspitos que muitas vezes duvidamos que existam tão próximos de nós. São lugares que talvez por seu difícil acesso ou falta de divulgação ficam relegados a segundo plano nos principais roteiros turísticos. Se você gosta de explorar novos ambientes, estes são cinco dos destinos mais exóticos do Brasil:

1 – Jalapão (TO)
 
No Tocantis está um dos parques mais distintos do nosso país. O Parque do Jalapão fica localizado a 180 km da capital Palmas e abrange uma área de oito municípios. A única forma de chegar até lá é pela rodovia, e utilizando um carro com tração nas quatro rodas. Sim, não dá para chegar lá de outra forma, porque as estradas de chão inviabilizam bastante a viagem, mas a paisagem é tão rica e intocável que merece qualquer sacrifício.

Tocantins
Cachoeira da Velha, no Parque do Jalapão
No Parque do Jalapão você encontrará paisagens como a Cachoeira da Velha, a Praia de água doce, as dunas vermelhas de quase 30 metros e o fervedouro, um lagoa onde é impossível afundar, isso em meio a uma vegetação densa. Excelente dica para os mochileiros que gostam de trilhas e desafios desconhecidos!

2 – Santarém (PA)

Situada no interior oeste do Pará está Santarém, uma cidadezinha com um potencial turístico enorme. Conhecida como “Pérola do Tapajós” por causa dos índios daquela região, Santarém conta com um aeroporto, o que facilita o seu acesso.

Santarém - Pará
Alter do Chão e suas ilhas com habitações quase dentro da água
O encontro das águas dos rios Amazonas e Tapajós proporciona um espetáculo à parte. Mas não é somente isso que os turistas podem desfrutar! Bem próximo dali, em Alter do Chão, existe uma localidade chamada “Caribe Amazônico” com pequenas ilhas banhadas pelas águas claras do Rio Tapajós. A paisagem é espetacular e, durante as cheias, algumas dessas praias desaparecem.

3 – Domingos Martins (ES)

Eu sempre fico me perguntando, “por que ninguém fala do Espírito Santo?” Atrações turísticas não faltam no Estado capixaba. E a minha dica, para fugir do roteiro praia, sol e areia é a cidade de Domingos Martins. Ela está a 50km da capital Vitória e já foi eleita a cidade mais romântica do Brasil. E não é por menos; o clima aconchegante das montanhas e as fachadas de estabelecimentos ao estilo germânico dão um ar simpático e acolhedor à cidade.

Domingos Martins - Espírito Santo
O Parque Estadual da Pedra Azul tem várias opções de lazer
para quem gosta de contato direto com a natureza

O cartão postal de Domingos é a Pedra Azul, localizada num parque que leva o mesmo nome. As caminhadas diurnas e noturnas e os banhos nas piscinas naturais são alguns dos passeios que você pode fazer pelo parque.

4 – Alto Paraíso (GO)
 
Um lugar mágico. É assim que se pode descrever a experiência de quem já foi para Alto Paraíso. Há uma áurea mística que envolve o local, muita gente acredita haver uma grande troca de energia – principalmente em razão da placa de cristal de quartzo no solo goiano – e isso rende a cidade todo um ar esotérico e espiritual.

Alto Paraíso - Goiás
Chapado dos Veadeiros, em Goiás,
com um visual deslumbrante

Os viajantes aproveitam a bela natureza das cachoeiras, cânions e trilhas da Chapada dos Veadeiros para meditar e realizar esportes radicais.

5 – Manaus (AM)

Por abrigar a maior floresta tropical do mundo, Manaus é parada obrigatória neste top de destinos exóticos. E começamos pelo suntuoso Teatro Amazonas. O majestoso teatro tem visitações abertas que duram meia hora, se você tiver sorte poderá assistir a peças, musicais ou espetáculos de dança que movimentam a sua programação.

Manaus - Amazonas
Andar de canoa no Rio Amazonas é um passeio que
os aventureiros vão adorar

O passeio de canoa no Rio Amazonas ficará grudado na sua memória por anos; atravessar o rio floresta adentro entre cobras, macacos e jacarés é uma experiência única que somente Manaus proporciona. Para um programa noturno, visite a Praia da Ponta, onde acontecem as baladas e festas noturnas. Outros lugares que valem a pena conhecer são: Porto de Manaus, Central do Artesanato e Parque do Mindu.

Um comentário: