sábado, 12 de março de 2011

CONFEITARIA COLOMBO

Encostrada no coração do centro comercial (histórico) do Rio de Janeiro, exatamente na rua Gonçalves Dias 32, esta localizada a histórica Confeitaria Colombo.
A confeitaria foi fundada em 1894 pelos imigrantes portugueses Joaquim Borges de Meireles e Manuel José Lebrão, tendo um extenso rol de clientes célebres entre a sociedade brasileira. Sua arquitetura e ambiente permitem ter uma idéia de como terá sido a Belle Époque na capital da República. Entre 1912 e 1918 os salões do interior da confeitaria foram reformados, com um toque Art Nouveau, com enormes espelhos de cristal trazidos da Antuérpia, emoldurados por elegantes frisos talhados em madeira de jacarandá. Os móveis de madeira do interior foram esculpidos na mesma época pelo artesão Antônio Borsoi.
Em 1922 as suas instalações foram ampliadas com a construção de um segundo andar, com um salão de chá. Uma abertura no teto do pavimento térreo permite ver a clarabóia do salão de chá, decorada com belos vitrais. Entre os clientes famosos da confeitaria estão Chiquinha Gonzaga, Olavo Bilac, Rui Barbosa, Villa-Lobos, Lima Barreto, José do Patrocínio, Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, entre muitos outros.
Segundo alguns historiadores, no local foi a casa onde Tirandentes tinha se escondido antes da sua morte, JK e Geúlio Vargas almoçam sempre em suas dependências, a Rainha Elizabeth II em visita ao Rio em 1968, passou em seus salões e experimentou o sorvete de bacuri (fruto da Amazônia), que gostou tanto que levou caixas e caixas a sua viagem de retorno a Inglaterra, entre tantos famosos que por lá se encantaram com a beleza do lugar. 
O local é simplesmente fantástico!!! Incrível e inacreditável, como ainda nesse século "hi-tech" e em pleno centro nervoso do Rio existam lugares como este, vale muito a pena uma visita e se possível um bom cafézinho ao estilo século 19.


Nenhum comentário:

Postar um comentário