segunda-feira, 14 de março de 2011

MELHORES LUGARES PARA SE ACAMPAR

Fonte: Malapronta.com

Ter uma noite contemplando as estrelas, sob uma escuridão total e ouvindo somente os sons da natureza é um bálsamo para aqueles que vivem na caótica rotina das cidades grandes. Esqueça dos mosquitos que podem lhe picar e da falta de mordomia; acampar é uma ótima atividade para entrar em contato com a natureza e consigo mesmo.

Se você sempre quis acampar, mas nunca soube por onde começar, esta é uma lista com cinco ótimos lugares para a sua iniciação. Se já é adepto do camping, há também lugares para você! Confira a lista:

1 – Parque Estadual Pico Marumbi (Morretes, Paraná)

Para quem procura um camping com opções de ecoturismo para fazer escaladas e explorar cachoeiras, este parque localizado na Serra do Mar paranaense tem uma excelente equipe de apoio com seguranças, bombeiros e guias que auxiliam os visitantes em suas trilhas.

Morretes
Os experientes podem tentar escalar o Pico dos Abrolhos circundado pela Mata Atlântica

Para acampar no parque, é preciso fazer um cadastro para que os funcionários da administração tenham um controle caso aconteça algum acidente. A entrada é gratuita, porém você vai precisar ajudar no mutirão de limpeza da área do camping. Algumas comodidades deste acampamento são a água potável, banheiro com chuveiro quente e um guarda volumes onde você poderá deixar suas coisas enquanto passeia.

Morretes
A ferrovia de Marumbi, um dos acessos ao Parque

Existem duas formas de chegar ao Pico Marumbi: Por trem através da ferrovia Paranaguá-Curitiba ou a pé, saindo do município de Porto de Cima, região de Morretes seguindo na trilha de terra.

2 – Praia do Estaleiro (Ubatuba – São Paulo)

O grande ponto negativo de acampar na praia é o fato de você precisar ir à cidade ou sair em busca de um rio para conseguir água potável. Dessa forma, o melhor a fazer é armar a sua barraca próxima a uma vila de pescadores. Nas praias de Ubatuba, litoral de São Paulo, você encontrará nas pequenas vilas moradores com dicas sobre melhores lugares para acampar.

Praia do Estaleiro
Na Baía de Ubatumirim está a praia do Estaleiro

Na Praia do Estaleiro as opções são mais diversas, converse com os donos de estabelecimentos que eles irão lhe dizer quais áreas estão aptas para acampamento. A Praia do Estaleiro fica a 28 km do centro de Ubatuba; para chegar nela, pegue a Rio-Santos e entre em uma estrada de terra.

Praia do Estaleiro
A praia de Estaleiro é uma das mais procuradas para se acampar

Mesmo estando em um local quente como uma praia, à noite pode esfriar e a recomendação é levar na mochila uma muda de roupa de frio. Não precisa ser um casaco pesado, somente algo mais fechado para você passar a noite.

3 – Lagoinha do Leste (Florianópolis – Santa Catarina)

São poucas as praias onde é permitido acampar em suas areias. Geralmente o que é permitido é acampar em áreas próximas, como no caso da Praia do Estaleiro. Nesta praia de Santa Catarina o viajante terá que enfrentar uma longa trilha para desfrutar do som do mar como trilha sonora para a sua noite.

Florianópolis
A intocável paisagem de Lagoinha

Para chegar à Lagoinha você terá que encarar uma trilha não muito fácil. Saindo da Praia do Matadeiro você passará por matas fechadas, caminhos íngremes e descida pela encosta até chegar à Ponta da Lagoinha, onde está localizada a Praia.

Florianópolis 
cuidado ao atravessar a trilha, desafios como este são comuns

Provavelmente você não estará sozinho, já que muitos surfistas procuram Lagoinha para surfar em suas ondas e esta praia é uma das mais procuradas para camping selvagem.
Leve garrafa para a água e não se esqueça de guardar todo o lixo que produziu. A lanterna é obrigatória nos acampamentos onde não há acompanhamento de algum órgão.

4 – Serra do Cipó (Minas Gerais)

Na região de Serra do Cipó está o Parque Nacional que leva o mesmo nome, mas não é aqui que vamos montar a nossa tenda. No Parque não é permitido acampar, somente no caminho das trilhas. Por não haver uma cidade por perto, o melhor é ir bem abastecido para fazer o seu acampamento.

Serra do Cipó
A cidade de Serra tem trilhas com grutas, rios e campos, montanhas e a famosa cachoeira “Véu de Noiva”

Dê preferência por lugares abertos e próximos da cachoeira e siga algumas regras para a preservação da natureza local, como só instalar a barraca em lugares compactados (espaços mais frequentados, onde a vegetação já está mais baixa), optar por barracas estilo iglu (que não precisa ser estruturada) e utilizar fogareiro ao invés de fogueira.

Minas Gerais
Os pontos coloridos são barracas de camping montadas em área aberta

O caminho até Serra do Cipó é pela rodovia MG-10 até a altura da cidade de Cardeal Mota. Em Belo Horizonte há ônibus saindo do terminal direto até a Serra.

5 – Cachoeira dos Pretos (Joanopólis, São Paulo)

A região de Cachoeira dos Pretos em Joanopólis, São Paulo, é uma boa opção para quem quer acampar com a família num ambiente com uma infraestrutura excelente para os ecoturistas de fim de semana. Se você não quer se arriscar nas trilhas, seja por estar com crianças ou por não ter nenhuma prática, há jipes que levam os turistas até o topo da cachoeira.

Joanópolis
A Cachoeira dos Pretos recebeu este nome devido ao apelido dos antigos donos da área

Na entrada da Cachoeira dos Pretos existem restaurantes, lojas e estacionamento. A área de camping é próxima e não é preciso percorrer longas distâncias para chegar nela. Aproveitando a estadia, faça um tour noturno na cidade de Joanopólis, que é conhecida como “Capital do Lobisomem”.

Joanópolis
A estrada de chão que leva à Cachoeira dos Pretos

Joanopólis fica na divisa com Minas Gerais e está a 115 km da capital, a cachoeira está localizada a 18 km do centro da cidade.
Não se esqueça que acampar significa estar num local onde a natureza impera, nunca modifique a paisagem, cortando plantas para abrir caminho ou fazer uma fogueira. O repelente sempre deve estar na bolsa e avise alguém antes de fazer uma trilha. Ninguém quer ficar como James Franco no filme 127 horas!

Gostaram das cidades? Já foi em algum desses campings ou tem alguma dúvida? A nossa caixa de comentários está aberta para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário