terça-feira, 16 de agosto de 2011

05 CIDADES PARA APRECIADORES DE VINHOS

Sua origem não tem data e nem local certos. O vinho aconteceu naturalmente na história da humanidade e, hoje, é apreciado nas mais variadas formas e situações; desde as caríssimas garrafas...
Sua origem não tem data e nem local certos. O vinho aconteceu naturalmente na história da humanidade e, hoje, é apreciado nas mais variadas formas e situações; desde as caríssimas garrafas aos vinhos de produção caseira. Uma paixão tão grande que transforma vinícolas e cidades em atrações turísticas.
A maioria dos turistas enológicos são homens, com idade entre 36 e 55 anos. 70% deles visitam as vinícolas durante o verão, uma vez que as atividades dependem da estação. Mas não são apenas os amantes dessa bebida que movimentam os tours guiados e lojas das produtoras. Conhecer a o processo de fabricação e degustar os produtos é um passeio interessante e curioso, especialmente se você está em um dos destinos mais famosos entre os amantes da bebida. Conheça cinco das principais regiões mundiais do vinho.

1- Napa Valley

Localizada a cerca de uma hora e meia de São Francisco, nos Estados UnidosNapa Valley possui mais de 250 vinícolas, algumas delas abertas ao público. Formada por cinco cidades (CalistogaSantaHelenaOakvilleRutherfordYountville e Napa), sua produção se concentra principalmente em Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Merlot e Pinor Noir. O turismo movimentado pelo vinho é tão significante que existe até mesmo um trem na região, que opera exclusivamente para levar os turistas aos principais produtores.
Melhores vinhos
Castello di Amorosa: O Castello di Amorosa é um dos principais produtores de Napa Valley
Em Napa Valley, você pode visitar o Rubicon Estate, um castelo histórico de 1800 que abriga um dos melhores produtores da região. Seu proprietário é ninguém mais, ninguém menos, que Francis Ford Coppola, o diretor de O Poderoso Chefão. Outras vinícolas famosas são a Gundlach-Bundschu,Quixote e o Schramsberg, produtor do Schramsberg Champagne.

2- Mendoza

Mendoza, na Argentina, possui 70% dos vinhedos do país. Os visitantes podem visitar os produtores ou até mesmo um museu dedicado à bebida, onde é servido um dos melhores almoços da região. O Museu do Vinho San Felipe pertence à bodega La Rural, uma das mais famosas. Entre as principais vinícolas estão a Terrazas de los Andes, a fábrica Chandon e a Finca Flichman. Além dos vinhos, a cidade ainda é famosa pelas estações de esqui próximas, como Las Leñas ou Los Penitentes.
Melhores vinhos
La Rural: A vinícula La Rural é uma das mais famosas da região

3- Bordeaux

Uma das regiões mais famosas pela produção de vinhos finos e a cidade que mais cresce no ramo, Bordeaux, no sudoeste da França, chega a produzir mais de 800 milhões de garrafas por ano. São mais de 100 mil hectares de vinhedos; as videiras tomam conta da paisagem e invadem até mesmo os pequenos quintais das casas de época. O comércio do vinho existe desde os tempos do Império Romano, quando foi aberto na cidade o porto do Rio Gironde.
Melhores vinhos
As videiras tomam conta da paisagem de Bordeaux
Com opções para todos os bolsos, até mesmo as garrafas mais prestigiadas são vendidas a preços mais acessíveis em sua terra natal. A visita aos castelos produtores é obrigatória, entre eles o Château Giscours. Nas proximidades da cidade também estão regiões produtoras importantes, como Médoc e Saint Emilion. Se você está em busca de um ótimo local para comprar o vinho, pode ir à L’Intendant, a mais famosa loja do ramo.

4- Porto

Essa charmosa cidade portuguesa é famosa internacionalmente pelos seus vinhos. Porto é o segundo destino mais visitado em Portugal, perdendo apenas para a capital Lisboa. Os turistas podem visitar as vinícolas que se concentram próximas ao Rio Douro, na região chamada Gaia. Entre as mais famosas estão a FerreiraSandeman.
Melhores vinhos
Os principais produtores de vinho portugueses se encontram ao longo do Rio Douro
Outra ótima opção de passeio são os barcos que navegam o rio, repleto de vinícolas famosas e belos vinhedos. Em sua visita a Portugal, não deixe também de provar o vinho verde, uma exclusividade do país. O vinho deve ser consumido até um ano depois de sua produção, sempre gelado.

5- Gramado

Os vinhos gaúchos são famosos no país e prometem um passeio incrível, especialmente nos meses de inverno, quando a região ganha um charme todo especial. Em Gramado, além das vinícolas, os turistas ainda podem visitar ótimos restaurantes. Todos, é claro, servindo vinhos da região.
Melhores vinhos
Além dos vinhos, a charmosa cidade de Gramado é famosa por seus chocolates
Entre as principais vinícolas estão a Chandon brasileira, Salton e Miolo. A maioria das bodegas possuem visitas guiadas com degustação. Se você procura boas lojas, vai adorar o Armazém do VinhoCEC Vinhos e a Vinhos Jolimont.
A rota do vinho do estado envolve, além de Gramado, cidades de colonização italiana, entre elas Caxias do SulBento Gonçalves e Farroupilha. O passeio é uma verdadeira viagem gastronômica, dos vinhos e fondues ao churrasco gaúcho, e ainda promete belíssimas paisagens.
E você, qual região produtora escolhe na hora de beber um bom vinho? Deixe seu comentário!
Fonte: MalaPronta

Nenhum comentário:

Postar um comentário