quarta-feira, 10 de agosto de 2011

USHUAIA: O FIM OU O INÍCIO DO MUNDO


Você sabe onde fica o fim do mundo? Não é na Antártica e nem no Pólo Norte, o fim do mundo é na nossa vizinha Argentina! Ushuaia ganhou este apelido...
Você sabe onde fica o fim do mundo? Não é na Antártica e nem no Pólo Norte, o fim do mundo é na nossa vizinha Argentina! Ushuaia ganhou este apelido por ser a última cidade do extremo sul da América Latina. A temperatura tão baixa serviu como uma proteção natural contra a exploração do homem. Devido ao clima inóspito, as espécies da fauna e flora foram preservadas e não são vistas em mais nenhum lugar do mundo.
Auto-denominada de “fim do mundo, princípio de tudo”, cada canto de Ushuaia é cenário de cartão postal. Veja estas fotos e confira a selvagem cidade argentina.

Argentina
No cruzamento de dois oceanos está o farol do fim do mundo, a luz no fim do túnel para os navegantes que dali partem em busca de sonhos, novas terras. Dizem que a obra de Júlio Verne foi inspirada neste Farol de Ushuaia. Sua atividade de ajuda às expedições navais começou em 1920.
Argentina
Ao cruzar o canal de Beagle, pelo HMS Beagle, Charles Darwin encontrou o lugar responsável pela comprovação da Teoria de Evolução. Para homenagear o naturalista, decidiram colocar no canal o mesmo nome utilizado no navio de Darwin.
Argentina
Ushuaia é a única cidade argentina que fica do lado esquerdo da Cordilheira dos Andes. A paisagem pitoresca se deve ao mar que adentra ao redor das montanhas e forma os fiordes, atividade geológica somente encontrada em países nórdicos e de região extremamente fria. Acredita-se que os fiordes se originam durante a Era Glacial.
Argentina
O governo argentino decidiu baixar os impostos para que as pessoas se mudem para Ushuaia e movimentem a economia local. Porém, a cidade é quase isolada e o custo de vida aumenta devido à distância para transportar itens como alimentos.
Argentina
Os únicos bosques antárticos do mundo estão em Ushuaia. No inverno, toda a vegetação fica enterrada abaixo de camadas espessas de neve. Quando o verão chega as flores desabrocham e são reveladas espécies pouco conhecidas para o homem.
Argentina
A Tierra Del Fogo é o arquipélago onde está Ushuaia. Formada pelo choque entre placas tectônicas marinhas, uma parte do território é argentino e outra chilena. Por estar numa área de movimentação de placas, é comum ocorrer terremotos e erupções dos vulcões.
Argentina
Assim como na Austrália, os aborígenes foram os primeiros donos da terra. Com a vinda dos europeus, em 1520, aos poucos o território passou para as mãos dos espanhóis e ingleses. Para expulsar os aborígenes das terras, eram contratados mercenários que dizimavam os povoados. Em 1930 os aborígenes foram quase todos exterminados.
Argentina
O Lago Roca surgiu do derretimento do gelo e se estende pelo território da Argentina e Chile. No lado argentino, ele está protegido pelo Parque Nacional Tierra Del Fogo. No verão, você pode ver as vegetações que ficam totalmente congeladas no inverno de -25°C
Argentina
Criado em 1960 como área de preservação ambiental, o Parque Nacional Tierra de Fogo é parada obrigatória para qualquer turista. Vegetação selvagem, cachoeiras, lagos e geleiras são elementos que você encontra neste Parque.
Argentina
A Bahia Lapataia atrai turistas que realizam caminhadas pela enseada e aproveitam o sol fraco que reluz sob o azul do mar para curtir a paisagem e tirar fotos. A ilha de pedras não lembra em nada as ilhas que estamos acostumados, com areia e mar.
Argentina
Ushuaia é a cidade mais austral do mundo, ela fica na pontinha da Argentina. Colocando uma linha imaginária no mapa, veremos que em toda a extensão não há outra cidade tão ‘ao fim do mundo’. E por isso que seu outro apelido é cidade do fim do mundo.
Argentina
Pela imagem não dá para distinguir, mas a Baía Encerada é como um lago perto da costa argentina. Muitos turistas visitam este local por render excelentes fotografias.
Argentina
As Ilhas Malvinas ficam bem pertinho de Ushuaia e os cidadãos daqui não engoliram até hoje a tomada do território pela Inglaterra. No passeio pela cidade, você verá várias referências ao arquipélago vizinho.
Argentina
Ushuaia é uma cidade para se fazer turismo. Hotéis, bares, estações de ski e museus garantem passeios diversificados. Os residentes na cidade são apenas 45 mil pessoas.
Argentina
No inverno, com temperaturas tão baixas, as estradas ficam cobertas de gelo e os motoristas são obrigados a colocar correntes de ferro ou aço para poderem trafegar nas vias. Este é o caminho até o Parque Nacional.

Incrível e quase que inacreditável este lugar, não é mesmo! 
É de uma beleza surreal, indescritível!!! Deixe seu comentário!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário