sexta-feira, 12 de agosto de 2011

MAIS DESTINOS DE PRAIA NO BRASIL

O Brasil é um país rico em cultura e em destinos diversos; não é por acaso que o turismo por aqui cresce sem parar. Com cânions, serras, o Pantanal do Mato Grosso e...

Brasil é um país rico em cultura e em destinos diversos; não é por acaso que o turismo por aqui cresce sem parar. Com cânions, serras, o Pantanal do Mato Grosso e a Amazônia, entre tantos outros, não faltam opções para os turistas durante o ano todo.
Mas, entre todas as atrações, uma em especial domina os corações de brasileiros e estrangeiros que visitam o país. As praias, espalhadas por um litoral de mais de sete mil quilômetros, possuem características variadas: águas tranquilas, ondas perfeitas para a prática do surf, montanhas, piscinas naturais, recifes, áreas de mergulho. Não é à toa que elas receberam 66% dos votos na pesquisa feita pelo MalaPronta.com no Facebook, contra 24% dos destinos do interior do país e 10% para as grandes cidades.
Reunimos alguns dos destinos com praia mais surpreendentes no Brasil. Localizados em diferentes regiões, eles possuem um charme exclusivo e oferecem aos turistas experiências variadas – afinal, a diversidade é a especialidade do nosso país.

1- Angra dos Reis (Rio de Janeiro)

Com uma paisagem exuberante, Angra dos Reis conquista seus visitantes com uma facilidade incrível. O mar de águas transparentes rodeia 365 ilhas, que podem ser visitadas em passeios de barco, uma das principais atrações da região.
Não é difícil entender porque tantas personalidades brasileiras escolhem esse cenário para construir suas casas de temporada. Angra é, ao mesmo tempo, um refúgio tranquilo e um destino badalado, com praias como a Dentista, movimentadas durante todo o ano. Em suas águas, repletas de iates e lanchas, bares flutuantes servem os visitantes com petiscos e drinques. A vida noturna também é movimentada e as festas acontecem pertinho do mar, em vários locais.
Destino com praia
As águas transparentes de Angra dos Reis são perfeitas para a prática do mergulho
Nas Ilhas Botinas está uma das principais áreas de mergulho da região. Além das águas cristalinas, a imensa variedade de espécies marinhas faz de Angra dos Reis um dos destinos mais procurado para a prática. Na ilha Gipóia, a segunda maior da região, estão algumas das principais praias, como a agitada Praia do DentistaPraia das Flechas e a Praia das Amendoeiras, preferida dos surfistas.
E a cidade não se resume às atrações da orla. O Centro Histórico reúne belíssimas construções de época e alguns excelentes restaurantes, especialmente no bairro Vila do Frade.

2- Porto Seguro (Bahia)

Além de ser um Patrimônio Histórico Nacional, Porto Seguro também é considerada um Patrimônio Natural da Humanidade. Dá para ter uma ideia do que espera pelos turistas no destino.
Porto Seguro é uma cidade voltada para o entretenimento, muito frequentada por estudantes em viagens de formatura ou entre amigos. Mas não é apenas de praias agitadas e de uma intensa vida noturna que a cidade vive; Porto Seguro também oferece tranquilas vilas de pescadores e praias quase intocadas.
Destino com praia
Uma vista da praia de Coroa Vermelha, em Porto Seguro
A região da cidade é conhecida como Costa do Descobrimento, pois foi em Porto Seguro que os portugueses aportaram pela primeira vez em terras brasileiras, mais especificamente na praia de Coroa Vermelha. A igreja que marca o local onde foi realizada a primeira missa no país ainda está preservada. Nessa mesma praia, que fica na região de Santa Cruz Cabrália, os visitantes também podem conhecer e comprar artigos de artesanato dos índios Pataxós, os mais antigos habitantes da região.
Passarela do Álcool é uma das principais atrações locais, com uma variedade de restaurantes e bares que garantem o movimento durante o dia todo. Nela, os turistas podem provar alguns dos melhores pratos regionais e comprar lembranças exclusivas nas diversas lojas reunidas no local.
No Parque Nacional de Monte Pascoal, podem ser feitas trilhas em meio à natureza. Em diversos locais, os turistas podem observar a fauna e a flora, que reúnem uma grande variedade de espécies.
Entre as praias mais famosas, estão Itacimirim e Mundaí, além da mais popular de Porto Seguro, a Taperapuã. Na maioria das praias, os turistas podem contar com excelentes restaurantes, bares e barracas. E a festa rola solta, embalada ao som dos ritmos da região.

3- Guarda do Embaú (Santa Catarina)

Não faltam belas praias em Santa Catarina, destino mais popular entre os moradores do sul que procuram mar e sol nas férias. Entre os destinos mais procurados, está esta charmosa praia, que preserva um clima isolado mesmo recebendo cada vez mais turistas.
As ondas e a boa estrutura hoteleira atraem a maioria dos visitantes, que precisam chegar ao local de uma maneira bem interessante. A Guarda do Embaú só é acessível pelos barcos que cruzam o Rio da Madre ou a nado, para quem quiser se aventurar.
Destino com praia
A cerca de 40 km de Florianópolis, Guarda do Embaú é um destino surpreendente
Os surfistas são maioria no local, mas a Guarda tem atrações para todos os viajantes. As principais são a Prainha e a Pedra do Urubu. As paisagens são encantadoras e acessíveis apenas por trilhas. O Parque da Serra do Tabuleiro garante a preservação da natureza na região. E os cuidados são levados a sério: no período da pesa da Tainha, até o surf é proibido.
Guarda do Embaú é um destino tranquilo, um pouco diferente das praias da Costa EsmeraldaBalneárioCamboriú ou Florianópolis. Os restaurantes e bares são escassos, o que torna a vida noturna menos agitada.

4- Torres (Rio Grande do Sul)

As terras gaúchas nem sempre são mencionadas quando o assunto é praia, mas, justiça seja feita, o estado possui destinos surpreendentes também no litoral. Se você deseja fugir um pouco da Serra Gaúcha, a dica é Torres, cidade que reúne as praias mais bonitas da região.
O nome vem dos penhascos próximos à orla. Torres é mais frequentada no verão, quando as temperaturas são mais altas. Turistas de todas as idades podem aproveitar uma paisagem um pouco diferente das praias nordestinas, dominada pelos penhascos e enseadas.
O mar é agitado, muito procurado por surfistas, e, nas areias, os turistas podem aproveitar um clima tranquilo. O Parque da Guarita é um dos passeios mais famosos na região, tendo a Torre Sul como principal atração. Trilhas emocionantes, mas curtas, levam a um local com uma vista sem comparações.
Destino com praia
Torres oferece uma paisagem diferente e um Festival de Balonismo na Páscoa
Quem busca o lugar ideal para relaxar pode contar com a Praia de Itapeva. Com águas calmas e sem comércio, ela é perfeita para quem quer deitar na areia e curtir o sol. Na Prainha, também com um clima tranquilo, os turistas se reúnem na faixa de grama próxima ao mar. A Praia do Cal e a Praia Grande são um pouco mais agitadas, com calçadões, bares, pousadas e um intenso movimento no verão.
Os turistas também podem fazer passeios de barco até a Ilha dos Lobos, onde se concentram Leões-Marinhos e Lobos-Marinhos.
Na região do Rio Mampituba estão os melhores restaurantes da cidade, alguns especializados em frutos do mar e outros, é claro, no churrasco. Se você visita a cidade nos dias de Páscoa, não deixe de conferir também o Festival de Balonismo, com provas durante o dia e festas à noite.

5- Vila Velha (Espírito Santo)

Próxima à VitóriaVila Velha reúne seis belas praias e é um dos principais destinos dos turistas no estado.
As atividades na cidade são variadas. Quem busca tranquilidade, pode visitar Ponta da Fruta e Barra do Jacu. Muito frequentadas pelos surfistas, essas praias também possuem lagoas, onde são praticados esportes náuticos, e construções com ares de vila de pescadores. A Praia da Baleia também é conhecida pela qualidade das ondas e Itapoã pelos esportes, como o vôlei de praia.
Destino com praia
Vila Velha, vizinha de Vitória, tem praias urbanas e praias cercadas pela natureza
Já quem está atrás de uma vida noturna mais agitada, pode contar com a estrutura da Praia da Costa. O local conta com calçadão, quiosques, bares e restaurantes, além de ótimas opções de hotéis.
As atrações históricas também merecem uma visita em Vila Velha. O Convento de Nossa Senhora da Penha, construído em 1558, fica no alto de um morro e oferece uma vista panorâmica da região. O Museu Ferroviárioestá na antiga estação Pedro Nolasco, que foi construída em 1927. A Fábrica de Chocolates Garoto também é uma atração popular na região. Com uma fila de espera grande, ela oferece visitas guiadas com degustação e loja de doces.

E você, tem mais alguma sugestão de destinos com praia no Brasil? Deixe seu comentário!

Fonte: MalaPronta.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário