quinta-feira, 4 de agosto de 2011

AS MARAVILHAS DE PORTO SEGURO - BA

Foi em Porto Seguro - Bahia, que os portugueses construíram o primeiro núcleo habitacional do Brasil, em terras ainda dos índios Pataxó. Tornou-se cidade a partir de 1973, por ser considerada o próprio marco do Descobrimento. Os títulos de Patrimônio Histórico Nacional e de Patrimônio Natural da Humanidade não foram conferidos por acaso.




Porto Seguro guarda com carinho suas riquezas culturais, arquitetônicas e naturais, reunindo-as hamoniosamente. Da cultura dos índios pataxós ao Parque Marinho Recife de Fora, incluindo museus e prédios históricos, a preservação é uma constante. E nada disso impede a agitação, que faz dos dias e das noites da cidade uma verdadeira maratona. Para relaxar, mergulhe nas piscinas naturais de águas mornas que se espalham por quase toda a orla.

imagem foto praia porto seguro bahia



As praias de Porto Seguro possuem características variadas. Algumas com águas calmas e tranqüilas, outras com ondas excelentes para os surfistas. E além das praias desertas, há também as que são protegidas por recifes de corais que formam piscinas naturais quando a maré baixa.

imagem foto praia porto seguro bahia

Em todas as praias de Porto Seguro o visitante conta com a infra-estrutura de barracas de praia, bares e restaurantes, onde o turista pode desfrutar da comida caseira preparada pelos nativos.

imagem foto praia porto seguro bahia

Bares de Porto Seguro



Nem só de praia, burburinho e história vive Porto Seguro. A cidade oferece ainda um comércio variado na Passarela do Álcool, um verdadeiro shopping a céu aberto, que reúne lojas, bares e restaurantes com sabores típicos da Bahia. E tem ainda o artesanato da região, produzido pelos índios pataxós e acessíveis na praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália.

imagem foto praia porto seguro bahia


São bonitas peças de decoração feitas com bambu, madeiras de lei e argila, além de acessórios confeccionados com sementes e penas. Para os adeptos do ecoturismo, trilhas em áreas de preservação de Mata Atlântica – entre elas, o Parque Nacional de Monte Pascoal - permitem a prática de caminhadas para a observação de centenas de espécies de animais e vegetais.

imagem foto praia porto seguro bahia



Praias de Porto Seguro



Uma praia muito conhecida de Porto Seguro é a de Taperapuã que também é a mais procurada praia de Porto Seguro e é o destino perfeito para quem quer curtir a agitação da cidade à luz do dia. Enormes barracas com estrutura de restaurante - Axé Moi, Vira-Sol e Barramares - disputam a atenção dos turistas com muita música, shows e lambaeróbica.

imagem foto praia porto seguro bahia


A azaração rola solta entre uma apresentação e outra. Tem águas claras e bastante calmas, um alívio para quem exagerar na cerveja ou nas batidas de frutas diversas. Entre as atividades esportivas, oferece vôlei, futebol de areia e caiaque. Passeios de banana-boat acontecem diariamente. A praia fica a sete quilômetros do Centro de Porto Seguro (sentido Santa Cruz Cabrália) e é servida por linhas de ônibus urbanos.

imagem foto praia porto seguro bahia

Outra praia muito boa de Porto Seguro é Mundaí. A quatro quilômetros do centro, Mundaí é a primeira bela praia da orla em direção ao Norte. Com águas calmas e sombra de coqueiros, atrai famílias com crianças. Apesar do cenário bucólico, a presença da imensa barraca Tôa-Tôa garante o axé nas alturas, shows, lambaeróbica para todas as idades e lojinha de souvenirs. No verão, a pedida é dar uma volta de helicóptero para ver de cima toda a animação que toma conta da praia. Para fugir do burburinho, siga para a barraca That Shack, com trilha sonora à base de blues, reggae e rock.

imagem foto praia porto seguro bahia


Ainda outra praia muito bonita de Porto Seguro é a de Itacimirim. Bastante extensa – quase um quilômetro – e inclinada, Itacimirim fica a 3,5 quilômetros de Porto. A estreita faixa de areia batida é tomada por animadas barracas, que além de axé-music oferecem petiscos diversos, cerveja gelada e caipirinha. Pratos típicos da região e também à base de frutos do mar são servidos nos diversos restaurantes à beira-mar. Na maré baixa, a atração fica por conta das piscinas naturais.

Gostaram pessoal??? Então reservem logo as últimas vagas dessa nossa viagem de férias  em  janeiro próximo e venham curtir as belezas de Porto Seguro com a gente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário