segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

ECOTURISMO

Desbravando a natureza! 
Conheça o turismo de aventura


Você já pensou em sair da rotina e viajar para praticar um esporte ao ar livre ou apenas ter um contato maior com a natureza? O turismo de aventura é praticamente isso, pois ao invés do viajante conhecer somente aqueles típicos pontos turísticos, como monumentos e museus que ficam na cidade, conhece também a área verde da região.


O mais legal disso é que você poderá explorar lugares que nem todo mundo conhece, como cavernas, morros e trilhas. Esse tipo de turismo está se tornando bastante popular aqui no Brasil e é fácil encontrar pequenas cidades que oferecem atividades esportivas para os turistas.

Geralmente há eventos, os chamados circuitos de aventura, em que você pode se inscrever sem precisar se preocupar com o roteiro da sua viagem. Eles criam a rota para a prática de bóia-cross, trilhas, trekking, arborismo e mountain bike e dão todo o suporte necessário. Para participar, basta apenas pagar a inscrição e o resto fica por conta da organização. Como é uma competição, dependendo do resultado final você poderá voltar para casa com um prêmio nas mãos.


Mas se o seu objetivo não tem a ver com disputas, há também empresas de turismo que são especializadas em aventura e disponibilizam transporte para o local, guia e todo o material necessário para a prática.

E aqui vai uma dica: essas organizações não dispõem de hospedagem, por isso prefira hotéis fora da cidade e mais próximos das trilhas. 

E não se preocupe se você não faz nenhuma atividade física há anos, a questão aqui é apenas curtir a natureza e praticar um esporte diferente. Eu já fiz uma caminhada até uma cachoeira e parecia que nunca ia conseguir chegar ao destino, estava tão desacostumada a fazer longas caminhadas que parecia que ia morrer no meio do caminho, mas ao chegar ao local me esqueci de todo o percurso e só queria subir mais e mais até chegar ao topo da cachoeira.

Pena que ao chegar lá eu vi que ela era apenas um fiapinho de água escorrendo, muito diferente daquilo que imaginei, mesmo assim não me arrependi da andança, que durou a tarde inteira. A energia da mata e a sensação de estar num local tão calmo e intocável fez valer todo o sacrifício.


A minha viagem foi feita com um grupo de amigos, sem a contratação de uma empresa. Se você optar por fazer a viagem como eu fiz, criando o seu próprio roteiro, nunca tente desbravar matas e trilhas sem a ajuda de um guia local ou morador que conheça bem a região. Durante todo o percurso tivemos a companhia de um instrutor que nos ajudou a subir as pedras e percorrer o caminho. Turismo de aventura também tem um pouquinho de perigo e no trajeto você poderá encontrar animais selvagens, pedras escorregadiças e plantas urticárias, coisas que só quem andou várias vezes por ali sabe identificar.

Outra dica, mesmo que o sol esteja a pino, prefira roupas que cubram todo o corpo, elas vão te proteger do sol e das plantas. Leve na mochila água, um estojo de primeiros socorros, protetor solar e um lanchinho. Duvido que você sinta fome durante o percurso, caso tenha leve algo bem leve. E acho que não preciso falar para não jogar o lixo no chão, certo? Se quiser, leve também uma muda de roupa seca. Eu não precisei, pois minha roupa secou durante a caminhada, mas fiquei com os pés encharcados! Teria sido melhor se eu tivesse levado meias secas.


Outra coisa, para fazer este tipo de viagem não dá para ficar de frescura, tombos, picadas e arranhões com certeza vão acabar acontecendo. Se levar um amigo ou amiga, veja se essa pessoa não é daquelas que só reclamam, ninguém quer passear escutando alguém falar a toda hora: “tá muito longe”, “o sol tá muito forte”, “falta quanto pra chegar”. Turismo de aventura significa andar e andar sem se preocupar com o tempo.

Como iniciante o melhor é sempre optar pelo caminho mais fácil, não queira cruzar uma mata sem nunca ter estado numa. E lembre-se conheça seus limites, caso não agüente pare e descanse e sempre avise alguém antes de iniciar a aventura. Se utilizar o serviço de uma empresa, verifique se todos os equipamentos estão em boas condições de uso. Se tudo estiver ok, curta a natureza e sinta-se à vontade para compartilhar conosco a sua experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário