5 dicas para evitar o cansaço durante a viagem
Independente se você vai viajar de carro, ônibus ou avião, passar horas sentado durante uma viagem é desconfortável para qualquer um. E fica ainda pior se ela for de longa duração. Dor nas costas, inchaço nos pés e cansaço são bem comuns ao final do trajeto.
Pensando nisso, vou dar algumas dicas que podem melhorar a sua viagem e evitar esses inconvenientes.
Pensando nisso, vou dar algumas dicas que podem melhorar a sua viagem e evitar esses inconvenientes.
Antes de tudo, nada de vestir roupas apertadas e desconfortáveis! Se você quer chegar ao destino mais arrumado, leve outras roupas e troque-se depois da viagem.
1 -Alongamentos
1 -Alongamentos
Para quem viaja de carro, tente parar a cada hora para se alongar, elevando os braços acima dos ombros e ficando na ponta dos pés.
Essa dica também é válida para aqueles que estão no avião ou no ônibus, mas como não dá para parar no meio da viagem, andem pelo corredor (para circular o sangue nas pernas e evitar inchaço) e se alonguem no banheiro. Eu sei que o espaço é mínimo, mas não custa tentar.
Sentado você também consegue fazer alguns exercícios. Por exemplo: estique os braços à sua frente, junte as duas mãos e conte demoradamente até dez. Para os pés, abrace uma de suas pernas, eleve o joelho ao seu tronco e segure por dez segundos.
2- Os melhores lugares
2- Os melhores lugares
Escolher o melhor assento é fundamental para quem pretende ter mais conforto e espaço para esticar as pernas. Nos ônibus, as melhores poltronas são as primeiras. Já nos aviões as que ficam próximas à saída de emergência têm uma distância maior em relação ao banco da frente.
Mas logo não precisaremos nos preocupar sobre qual lugar é o mais espaçoso. A ANAC, Agência Nacional de Aviação, vai adotar um sistema no qual as companhias áreas deverão ter um selo informando qual o espaço entre as poltronas você está comprando.
Se tudo correr como está no papel, desde março de 2011 as aeronaves ficarão classificadas em cinco categorias: A, com assentos com distância de mais de 73 cm; B de 71 cm a 73 cm, C de 69 cm a 71 cm, D de 67 cm a 69 cm e E menos de 67 cm.
Todas as companhias serão obrigadas a informar em qual categoria se enquadra os seus vôos, assim quando você for comprar seu bilhete já saberá qual a distância entre os bancos. Bem útil para os viajantes!
3 – Dormindo sentado
3 – Dormindo sentado
A hora de dormir é sempre a mais complicada para mim, pois levo um bom tempo até conseguir uma posição confortável e freqüentemente acordo toda quebrada. Para quem não está na classe executiva e quase não tem espaço para dormir, o segredo é usar aqueles travesseiros feitos especialmente para os viajantes.
Deixar a cabeça pendente durante o sono só vai lhe causar dor no pescoço. Se isso acontecer, tente este alongamento: faça uma rotação dos músculos do pescoço no sentido horário e anti-horário dez vezes. Nada muito rápido e nem muito devagar.
Outro alongamento que pode funcionar é colocar a palma da mão em sua testa, empurrando a cabeça para trás enquanto faz força para frente. Repita o procedimento, mas agora entrelace as mãos e coloque-as na nuca, puxando para frente e empurrando a cabeça para trás.
4 – Enjoos
4 – Enjoos
Algumas pessoas sentem enjoos durante os voos ou até mesmo em uma viagem de ônibus. O único método realmente eficaz contra esse mal estar é tomar uma medicação antes de embarcar.
Viajar de estômago vazio nunca é uma boa ideia, mas prefira alimentos leves e de fácil digestão para evitar enjoos. Caso você fique enjoado durante o trajeto, concentre-se em um ponto fixo e mantenha a calma. Água com gás é o meu segredo para melhorar.
5 – Para tirar o cansaço
5 – Para tirar o cansaço
Se você vai para o exterior e terá que encarar longas esperas nos aeroportos, tome um banho para relaxar. Além de melhorar a circulação sanguínea, ele também ajuda a combater os efeitos do jetlag.
Essas são as minhas dicas, se você tem algum truque que utiliza em suas viagens, nos escreva contando!
Nenhum comentário:
Postar um comentário