sexta-feira, 29 de outubro de 2010

NO FINAL DE SEMANA DA NOSSA EXCURSÃO . . .

V Folia Gastronômica de ParatyNo período em que estaremos com nossa excursão a cidade de Paraty, esses eventos estarão em curso na cidade, ótima opurtunidade, para curtimos ainda mais nossa viajem!

Você pode participar desse Festival experimentando os pratos especiais criados pelos chefs dos restaurantes locais durante todo mês de novembro ou participando da programação com chefs de diversos estados brasileiros, que estarão cozinhando em Paraty de 8 a 30 de novembro.
O tema deste ano será Folia Orgânica.
O desafio é buscar novos fornecedores e produtos de boa qualidade para quem cozinha em Paraty. Será um estímulo para os novos caminhos na cozinha. Uma tendência mundial na busca da união do prazer e nutrição, qualidade e sabor.
Na contramão do fast food, a Folia Gastronômica de Paraty levanta a bandeira da cozinha saudável e da harmonia entre o homem e o meio ambiente.
A cultura orgânica promove e estimula a biodiversidade e os ciclos biológicos. Baseia-se no uso mínimo de insumos externos e utiliza métodos que recuperam, mantêm e promovem a harmonia ecológica.
Mais uma vez, a festa da gastronomia paratiense acontecerá junto com a Festa de São Benedito, padroeiro dos cozinheiros. A singela procissão diária que homenageia o santo negro poderá ser apreciada ao som de sinos, banda e folia.
Na programação seguem os pratos servidos nos restaurantes locais durante o mês novembro e ainda, tudo que vai acontecer no final de semana de 8 a 11, quando estarão, aqui, profissionais do ramo gastronômico de todo o país.


FESTA DE SÃO BENEDITO E NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Em cada lugar do Brasil, a festa de S. Benedito acontece em uma época diferente. A data de comemoração da festa em Paraty foi mudada para meados de novembro em favor de maior comodidade para quem vinha da roça com seus escravos na época das festas de fim de ano. Um mês antes, o mastro com as imagens dos santos é levantado pelos festeiros ao lado da igreja que, junto com as ruas, recebe ornamentos e decoração em azul e branco ou amarelo e branco. Durante todo o ano o festeiro ou uma comissão de festeiros angaria fundos para a festa vendendo doces, rifas, colocando barracas em outras festas, deixando cofres no comércio da cidade, carnes para pagamento da mensalidade e livro de ouro. As comemorações duram 10 dias, sendo nove de ladainha com procissão de bandeiras, banda e folia, culminando no último dia, sempre um domingo, quando rei e rainha negros - escolhidos pelos festeiros - são coroados. Acompanhados por uma ama e um pagem, são vestidos a caráter e carregam nas mãos coroa e cetro.

No domingo da festa há missa solene e distribuição de doces ou pão para o povo. De acordo com a folclorista Teresa Maia, este ato está ligado ao tempo em que "escravo só comia doce na festa de S. Benedito". No trecho do guia cultural de Paraty que a autora editou em 2000*, ela descreve o domingo da festa: "À tarde realiza-se procissão, com os andores de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, comparecendo crianças vestidas de anjo e São Beneditinhos, em cumprimento de promessa. O Rei e a Rainha seguem dentro de um "quadro" `a moda dos imperadores do divino, acompanhados das associações religiosas, banda de música e povo devoto. Quermesse com leilão de prendas encerra a noite e os festejos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário