domingo, 24 de outubro de 2010

A PRÓXIMA . . . CIRCUITO DAS ÁGUAS MINEIRO !

Depois de Paraty . . . Junho de 2011

" Conhecer São Lourenço é mais que viajar e desfrutar da hospitalidade mineira. é aprender a viver, cultivar a saúde, reciclar e purificar o corpo. O município é um dos menores de Minas, mas a fama de suas águas medicinais alcança o mundo. Visitá-lo é uma ótima oportunidade para relaxar "

 São Lourenço/MG

Situada estrategicamente no sul do estado, no conhecido Circuito da Águas, a cidade impressiona pela excelente infra-estrutura de hotéis. São mais de 60, variando de pousadas mais simples até verdadeiros complexos de lazer e entretenimento. Em épocas festivas a população, de aproximadamente 40 mil habitantes, chega a dobrar. O turismo é a principal atividade econômica e garante o alto astral dos fins de semana, quando caravanas de ônibus chegam de todo país, principalmente de São Paulo e Rio de Janeiro.
O Parque das Águas - com suas fontes e balneário - é o principal ponto turístico de São Lourenço. As inegáveis propriedades minerais das águas são usadas para trazer alívio e bem-estar aos visitantes, que têm a sua disposição banhos, duchas, sessões de massagem... Mas não é só. Passeios de charrete, teleférico, o artesanato, os quitutes, a Casa da Cultura, o Templo da Sociedade Brasileira de Eubiose e os mirantes também são boas opções de lazer. A viagem de Maria Fumaça até a cidade vizinha de Soledade, em locomotiva do início do século XX, proporciona um reencontro com uma época remota, seguindo junto ao leito do Rio Verde, importante via de colonização do sul de Minas.

O Portal das Águas dá boas-vindas







Matriz de São Lourenço
São Lourenço se firmou como uma das mais importantes estâncias hidrominerais do Brasil. O turismo traz pujança e arrojo, perceptíveis nas construções, qualidade de vida, nas ruas, no comércio... Terra de místicos... Muitos acreditam que fluem dela poderosas energias que regem a evolução humana, como a Sociedade Brasileira de Eubiose, que a escolheu como sede. A magia de suas águas - e a variedade delas - fazem do Circuito das águas um lugar único, tendo como capital esta cidade, que de santa não tem só o nome.

Rio Verde, importante via de colonização
Templo da Sociedade Brasileira de Eubiose
Passeio de Maria Fumaça


 Caxambú / MG

" Muito da magia existente no sul de Minas Gerais perderia o sentido sem Caxambu. Se a água é a dádiva maior da vida em nosso planeta, Caxambu é seu refúgio esplêndido, um lugar privilegiado e cuidadosamente escolhido pela natureza. O sabor, o aroma e a profusão abundante faz desta cidade uma paraíso para degustação de poderosas águas ".

Entre dois pequenos vales da Serra da Mantiqueira, numa área de 210 mil m2, dá-se um espetáculo natural. Reúne abundância, qualidade e variedade. Todo o vigor faz crer que Caxambu é berço de um dos maiores potenciais hidrominerais da Terra, se não o maior. Argumentos não faltam: são doze fontes, com propriedades diferentes e fascinantes, que jorram ininterruptamente do subsolo. Santas, virtuosas, milagrosas... Estes são apenas alguns dos adjetivos para suas águas, usadas desde a segunda metade do século XVIII em terapias e no tratamento de diversas doenças. Até mesmo a princesa Isabel, no século XIX, visitou a região para se tratar de uma suposta infertilidade.

Fonte Beleza. água mineral alcalino-bicarbonatada e férrea, indicada para o aparelho digestivo
Da riqueza do subsolo nasceu uma cidade voltada para o bem-estar de seus habitantes e visitantes.
Em Caxambu o lema é cuidar bem do corpo e da alma. O Balneário Hidroterápico oferece, com seus banhos, horas e mais horas de relaxamento e renovação de energias. As caminhadas desapressadas pelos bosques, os passeios de pedalinho e a subida de teleférico até o morro Caxambu (1090 m de altitude) são mais algumas das opções de lazer. Não podemos esquecer das fontes, que refrescam e proporcionam saúde como poucas.

Um dos jardins do Parque das águas


Subida de teleférico até o mirante do morro Caxambu

As versões para a origem do nome Caxambu são bem variadas. Há os que defendem que vem de duas palavras africanas, cacha (tambor) e mumbu (música), que designavam os instrumentos musicais utilizados pelos escravos africanos na época. Os batuques lembravam o borbulhar das águas. Além disso o morro em cujo sopé se localizavam as fontes tem uma forma cônica, semelhante ao do tambor africano, daí passou a se chamar Caxambu. Entretanto a versão mais aceita defende que a palavra vem do tupi catã (fazer borbulhas) e mbu (mesmo que pu, que significa ferver). Sendo assim a tradução mais próxima seria "bolhas a ferver" ou "água que borbulha". A afirmativa se sustenta uma vez que o local já era conhecido por este nome antes da chegada dos primeiros escravos. 
Caxambu possui uma boa infra-estrutura de hotéis. São famosos os congressos realizados durante todo o ano na cidade. Suas ruas e praças são tranquilas e um passeio por elas completa ainda mais a paz propiciada pela natureza local.

Parque das águas


E MUITO MAIS ...


Lambari, Cambuquira e Baependi/ MG

COMPLETAM O CIRCUITO DAS ÁGUAS MINEIRO !


Interressados?


Deixem seu nome com contato no email: amarcosduraes@hotmail.com ou ainda em comentários no blog mesmo. Reserve logo sua vaga e pague aos poucos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário